Veja

6/recent/ticker-posts

Advertisement

Responsive Advertisement

Orquídeas: belezas da natureza

orquídeas brancas com pintas roxas

Você que chegou até aqui, por acaso conhece algum tipo de orquídeas, ou mais, tem vontade de criar essas belezas da natureza. As orquídeas são plantas fantásticas, maravilhosas. Está entre as mais belas flores da natureza. São paixão nacional, não só no Brasil, mas em qualquer lugar do mundo.

O que são orquídeas

Segundo a Wikipédia: “Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes, mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.”

E em todo site ou livro que você for pesquisar, poderá encontrar uma definição diferente, mas não errada. Já que cada especialista tem a sua visão e definição sobre algum assunto ou tema.

Quantas espécies de orquídeas existem

Segundo os especialistas existem 26.567 espécies de orquídeas, e que cultivadas corretamente,  ficam  mais bonitas e saudáveis.Cada uma nasce em uma estação específica, e florescem apenas uma vez por ano.

São tantas espécies, que cada uma tem a sua legião de fãs. Então veja a seguir, algumas espécies das mais cultivadas.

Principais espécies

Phalaenopsis

 Orquídea Phalaenopsis 

Orquídea Brassia Verrucosa

 
 Orquídea Brassia Verrucosa


     Orquídea Brasileira Maxilaria

Orquídea Brasileira Maxilaria amarela

Essas, são fotos de apenas três das mais conhecidas. Se formos olhar, ainda temos: cattyleia intermedia, olho-de-boneca, chuva de ouro, mini-chocolate, rodriguezia, vanda,oncidium, dendrobium etc


Como cultivar



Saiba que as orquídeas são das plantas que mais necessitam de cuidado, pois, se não forem bem cuidadas, elas perdem todo o seu encanto e glamour. Então veja algumas dicas: 
  • Dê preferência ao vaso de barro, em vez do de plástico. O primeiro por sua porosidade, drena a água excedente; 
  • plante-a com o mínimo de dois dedos de profundidade; 
  • antes da poda, faça a esterilização da tesoura, para não contaminar a orquídea; 
  • use cascalho para ajudar na drenagem da água;
  •  folhas escuras, são sinal de que elas necessitam de sol; 
  • após a poda, passe cal para a cicatrização. É claro que existem vários outros cuidados que devem ser tomados, estes são apenas alguns. Vai depender de você conhecer outros.

Essa é a opinião de um simples internauta. Mas se você tiver interesse em conhecer mais sobre o cuidado com as orquídeas, quero indicar esse conhecimento em vídeo e manual completo. 
Agradeço sua atenção até este momento, e muito obrigado(a)!

Postar um comentário

0 Comentários